Qualificação: a melhor alternativa para sua equipe de vendas

Não é de hoje que percebemos os efeitos da era da comunicação em nossas vidas. Redes sociais como o Facebook, Twitter, Linkedin, entre outras mais novas como o Tumblr, por exemplo, estão influenciando cada dia mais as nossas ações e as ações daqueles com quem convivemos.

Se eu estou à procura de um eletrodoméstico específico no Google e, cinco minutos depois, abro meu Facebook, verei anúncios do que eu procuro em todo lugar – isso porque as redes sociais estão sendo aprimoradas para captar o que buscamos e disponibilizar conteúdos semelhantes em nossa timeline.

Essa realidade faz com que seja de extrema importância que um profissional que lide com pessoas, vendas, compras, comunicação, dentre outros ramos, saiba também lidar com as ferramentas da internet, utilizando-as para executar seu trabalho interpessoal de forma mais eficiente.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Russell Reynolds Associates mostrou demissão em massa de CMOs (diretores de marketing) das empresas norte-americanas nos últimos tempos. Segundo o levantamento, só no último ano, 48% dos 30 maiores varejistas do país trocaram seus CMOs.

Tudo isso porque as companhias têm percebido que sua equipe de vendas não tem se mostrado qualificada o suficiente para lidar com as novas tecnologias, consequentemente, sem conseguir atingir de forma eficiente a nova geração de compradores, que agora consideram o que é compartilhado na rede digital no momento de tomar decisões.

Mesmo que a pesquisa tenha sido realizada nos Estados Unidos, é possível aplicá-la também ao Brasil, um país que abriga diversas empresas grandes, nacionais e multinacionais.

Aqui, em um momento de grave crise econômica, o setor de vendas tem passado por desafios constantes e a rotatividade de equipe não é uma boa ideia no momento. Na verdade, capacitar seus funcionários, especialmente do setor de vendas, pode ser uma saída muito mais lucrativa para uma empresa.

A lógica é simples: os vendedores da sua empresa já conhecem os protocolos da companhia, já passaram pelo processo de adaptação – entendem a cultura interna – e já sabem como fazer as coisas com a marca da sua empresa. Sendo assim, por que dispensá-los se você pode torná-los ainda melhores?

Cursos de qualificação para prospecção de clientes e para o uso das novas ferramentas tecnológicas podem ser o que sua empresa está precisando. O custo-benefício está justamente em reaproveitar sua própria mão de obra, oferecendo-lhe mais capacitação para lidar com um novo ambiente de vendas sem precisar passar por toda a burocracia de treinar pessoas novas, sem o mínimo de preparo e que não conhecem a forma como sua empresa trabalha.

O ambiente digital, por exemplo, oferece inúmeras oportunidades de prospecção para incrementar a área de vendas em redes até pouco tempo sequer consideradas, como o Linkedin, que vem se consolidando cada vez mais como um ambiente extremamente favorável para novos negócios.

Conhecer o LinkedIn Sales Navigator pode ser um tremendo diferencial para sua equipe de vendas. Uma incrível ferramenta de vendas que ajuda a encontrar o perfil do potencial cliente certo com rapidez e gera recomendações de potenciais clientes personalizadas. Permite salvar os leads (potenciais clientes) facilmente e seguir suas atualizações que transforma o antigo “cold call” em conversas produtivas no momento oportuno.

Em tempos de crise, precisamos valorizar nossos funcionários e nossa empresa. Bons clientes são atraídos por bons vendedores. Lembre-se disso.  

Até a próxima!

Denise Maia