Estudo aponta os impactos da IA no futuro do trabalho

Novos dados do LinkedIn mostram como a Inteligência Artificial (IA) está moldando o mundo do trabalho e como os profissionais e empresas estão se adaptando a esta tecnologia emergente.

Esse artigo vai discutir os impactos da IA no futuro do trabalho, com base em dados de mais de 950 milhões de profissionais usuários do Linkedin em todo o mundo.

A boa nova é que os empregos não desaparecerão, mas serão necessárias novas habilidades para executá-los. “Julgamento analítico”, “flexibilidade” e “inteligência emocional” estão no topo da lista de competências que os líderes acreditam que serão essenciais para os funcionários num futuro impulsionado pela IA.

Estima-se que até 2030, devido ao rápido desenvolvimento de novas tecnologias como a IA, as competências exigidas para muitos empregos atinjam 65% de mudanças.

Sabemos que o assunto do momento é a inteligência artificial, a questão é, como essa tecnologia pode nos ajudar a agilizar os processos, sobretudo os mais mecanizados. Conhecer os dados e as mudanças que estão ocorrendo pode encurtar caminhos e possibilitar ações mais rápidas.

No entanto, não podemos deixar de ressaltar que toda essa tecnologia jamais poderá substituir a inteligência humana. E assim, empresas e pessoas precisam se adequar ao crescimento veloz da IA e tentar aproveitar ao máximo tudo o que ela pode nos oferecer.

As principais descobertas e insights do Relatório Futuro do Trabalho são:

  • Intervenção da IA e do mundo do trabalho: dados do LinkedIn mostram que membros do mundo todo estão adicionando competências de IA aos seus perfis. Tendências que também servem para ofertas de emprego.
  • A situação da IA generativa (GAI) na força de trabalho: as tecnologias GAI, como o ChatGPT, estão preparadas para mudar o modo como trabalhamos.

47% dos executivos dos EUA acreditam que o uso de IA generativa aumentará produtividade, e 92% concordam que as habilidades pessoais são mais importantes do que nunca.

Não tem como ficar de fora, a IA avança muito rápido e as plataformas precisam se adequar

Um dos grandes indícios de como a IA avança rápido, foi a quantidade de habilidades relacionadas a AI adicionadas por usuários do LinkedIn, que praticamente dobrou desde o lançamento do ChatGPT – de 7,7% (maio a novembro de 2022) para 13% (novembro de 2022 a junho de 2023).

Cada vez mais usuários do LinkedIn em todo o mundo, estão adicionando habilidades de IA aos seus perfis. Com base nos dados do AI Skills Index de 25 países, até junho de 2023, o número de membros qualificados em IA foi 9 vezes maior do que em janeiro de 2016. Isso mostra e comprova a velocidade com que os membros estão adicionando essas habilidades.

Essa adoção de habilidades relacionadas a IA vem se estendendo além da tecnologia para uma variedade de setores, incluindo varejo, educação, financeiro, serviços e muitos outros.

A nova era de trabalho inaugurada pela IA terá impacto em empregos, carreiras e indústrias.

Os resultados de junho de 2023 revelaram que os executivos dos EUA têm uma perspectiva positiva sobre o seu negócio em geral no que diz respeito à sua capacidade de gerar lucros e investir no crescimento futuro, mesmo que não esteja claro como a IA transformará sua organização no futuro.

51% dos executivos dos EUA estão entusiasmados com os avanços da IA, mas ainda não sabem como a sua organização irá aproveitar as ferramentas e competências de IA.

Além disso, 47% dos executivos dos EUA concordam que usar o GAI – (IA Generativa) irá aumentar a produtividade.

Já 3 em cada 4 colaboradores afirmam que se sentem confortáveis usando IA para tarefas administrativas (76%), além disso, a maioria das pessoas se sentem confortáveis para usá-lo para trabalhos analíticos (79%) e até mesmo criativos (73%).

As pessoas também procuram IA para encontrar as informações e respostas certas de que precisam (86%), segundo o Relatório Anual do Índice de Tendências de Trabalho da Microsoft de 2023.

Oportunidades para profissionais de marketing e vendedores

O que os profissionais de vendas e marketing podem fazer para permanecerem produtivos e estratégicos enquanto vendem e o que podem fazer para ajudar os compradores a ver o valor comercial de suas empresas?

Estudos mostram a relevância do GAI já em muitas tarefas diárias – desde escrever textos até enviar e-mails. Além das ferramentas GAI de hoje, há um grande interesse por parte de profissionais de vendas e marketing a usarem ainda mais ferramentas de automação e IA para realizar seu trabalho e tornar-se o mais eficaz.

Tanto que, 69% dos profissionais de vendas esperam que o uso de IA aumente nos próximos seis meses.

E ainda, cerca de 59% das competências entre vendedores e profissionais de marketing serão impactados pelo GAI. Dada a oportunidade que isso oferece para capacitar os vendedores e o mercado.

Para acompanhar essas tendências e necessidades, o Linkedin está desenvolvendo funcionalidades para os produtos Campaign Manager e Sales Navigator. O que irá possibilitar a realização de até mesmo tarefas mais complexas, desde a construção de campanhas eficazes até encontrar os melhores leads para atingir com maior chance de respostas. 

São muitas as novidades em torno do assunto mais falado no mundo corporativo atual, e para ver o Future of Work Report na íntegra acesse o relatório.

Novidades da rede cada vez mais atraída e conectada com a IA

Publiquei recentemente que o LinkedIn terá o seu próprio chatbot generativo projetado com tecnologia avançada de inteligência artificial.

A ferramenta irá se chamar "LinkedIn Coach" e está em fase de desenvolvimento, mais uma vez, a nova aposta da rede que pretende combinar inteligência artificial com a ampla base de dados do LinkedIn.

A proposta é unir busca de emprego e networking com IA? O novo recurso ainda não tem data para ser lançado, no entanto, segundo informações vazadas, o “LinkedIn Coach“, será um assistente de inteligência artificial (IA) cujo objetivo é facilitar e aprimorar como os usuários procuram emprego e interagem com outros profissionais.

O “LinkedIn Coach” será uma ferramenta que visa acompanhar os usuários em todas as etapas do processo de busca por emprego, oferecendo suporte personalizado, otimização dos processos de inscrição em vagas, sugestão de palavras-chave relevantes e até mesmo auxiliar na criação de currículos mais atrativos.

Além disso, ele irá oferecer dicas e orientações específicas sobre como se destacar em entrevistas e destacar as habilidades mais procuradas pelos recrutadores. Já na parte do networking, o chatbot generativo irá sugerir conexões relevantes com outros profissionais da mesma área de atuação, além de dicas para abordagens mais efetivas na construção de relacionamentos profissionais.

E aí, gostou das novidades? Diante desse cenário de IA cada vez mais presente, como a sua empresa está se preparando?