Dicas para fazer você bombar no linkedin

Bombar. Definição: fazer sucesso por puro mérito! Um novo ano bate às nossas portas e se você quiser entrar em 2018 com o pé direito e com o LinkedIn em alta, estou aqui para te ajudar. Prepare o control C + control V destas dicas preciosas.

CREDIBILIDADE EM PRIMEIRO LUGAR

Para começar a bombar no LinkedIn e ser reconhecido, não apenas dentro da rede social, como também por empresas e outros profissionais dentro e fora do seu meio, a primeira coisa que você precisa fazer é investir em seu perfil. Cada pequeno investimento e cada detalhe (os amplos e os sutis) devem passar credibilidade. Como?

  • Selecione uma foto de perfil clean e elegante; que seja sua e que mostre o seu rosto.
  • Não deixe de escolher também uma foto de capa; ela precisa ter relação com o que você faz, quem você é e o que você procura na rede social.
  • Preencha principalmente as suas informações profissionais, incluindo títulos que transmitam algum tipo de empatia para quem estará conectado com você.
  • E falando em conexões: pratique-as! Explico como mais adiante.
  • Mantenha o perfil sempre atualizado e com novas publicações de conteúdo relevante, preferencialmente relacionadas ao seu meio de atuação e às suas crenças e aspirações profissionais.
  • Se possível, personalize a sua URL.
  • Busque por competências e avaliações: elas aparecem no seu perfil para quem te procura e para quem está conectado com você; podem dizer muito sobre quem você é e sobre o que você busca e pode alcançar.
  • Demonstre abertura para encarar as novidades.

Seja você, mas pense muito sobre o seu “eu” profissional. Afinal, quem é este “eu”? Como ele atua e o que ele pretende? Seja discreto, mas deixe pistas em seu perfil. Você estará pronto para bombar.

CONEXÃO É TUDO!

Como em qualquer outro âmbito da vida, estar conectado com outras pessoas é muito importante para quem quer fazer sucesso em uma rede social. Principalmente no LinkedIn.

Algumas perguntas podem ser interessantes no momento de construir suas conexões:

  • Porque estou no LinkedIn? Quais são meus objetivos?
  • Com quem eu gostaria de me conectar?
  • Como posso encontrar essas pessoas? Qual filtro de pesquisa eu posso utilizar?

DICA DE OURO:

Olhe como é fácil encontrar alguém, usando os filtros de pesquisa da conta básica (sem custo):

Exemplo: Diretores de Marketing, em São Paulo, de empresas de Tecnologia, que sejam contato de 2º grau, ou seja, vocês têm um contato em comum e esta pessoa pode apresentá-lo a este diretor. 

Passo 1: Clique em pesquisar sem escrever nada e depois em PESSOAS:

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PASSO 2: Para facilitar vá direto em TODOS OS FILTROS:

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PASSO 3: Na tela seguinte clique faça a seleção de 2º, São Paulo como localidade e o setor de Tecnologia da informação e em CARGO você deve escrever “Diretor de Marketing”.

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O campo CARGO aparece mais abaixo.

Viu como é simples?

Agora planeje a sua abordagem antes de entrar em contato com alguém, mesmo que já conheça a pessoa.

UM INÍCIO DE RELACIONAMENTO MINUCIOSAMENTE PLANEJADO

Agora, ao contrário dos outros relacionamentos na vida, o relacionamento dentro do LinkedIn pode e deve ser muito bem planejado. O planejamento e o cuidado com a abordagem começam quando você faz um convite para uma nova conexão. Apresente-se! E, principalmente para as pessoas que você não conhece:

  • Diga quem você é e o que você faz, inclusive dentro do LinkedIn; abra espaço para uma troca de informações e de experiências passadas e futuras.
  • Envie um convite de conexão personalizado; escrito por você. Explique para essa pessoa porque você quer tê-lo em sua rede.
  • Foi aceito? Agradeça pela nova conexão, mas não faça pedidos. Uma conexão oportunista pode não passar uma boa impressão.

Denise, eu preciso ficar em contato constante com as minhas conexões? Não! Mas tente não sumir, tudo bem?

MARQUE PRESENÇA

Mesmo sem uma conta premium, que é a conta paga, você consegue visibilidade dentro do LinkedIn. Os passos para bombar na rede social não são lá tão difíceis assim. Qualquer um, pagando ou não, pode ficar mais visível. O que fazer? Publicar sempre pensando em contribuir com informações relevantes e ser influenciador; auxiliar no desenvolvimento de reflexões e, quem sabe, na formação de opiniões de pessoas que procuram por conhecimento na mesma área que você. Lembre-se: só replicar conteúdo não está com nada hoje em dia!

OS 4 Ps

Já falei muito sobre os 4 Ps nesse texto. Até sem querer falo sobre eles. Mas, caso você queira anotá-los para nunca mais esquecer e talvez até para te ajudar a definir novas metas no ano que chega, aqui vão:

  • POSICIONAMENTO
  • PROXIMIDADE
  • PRESENÇA
  • PROSPECÇÃO

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Pronto? Partiu praticar!

Denise Maia

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