Como construir uma estratégia de vendas para o seu negócio

Sem dúvida alguma, o LinkedIn é hoje uma das plataformas mais incríveis para quem foca em resultados. E isso vai muito além de encontrar uma vaga de emprego. A plataforma reúne hoje 47 milhões de brasileiros e 740 milhões (*). de usuários em todo mundo. A cada segundo, três novos usuários se cadastram.

Diante deste cenário, meu convite é para que você leia atentamente este artigo e depois pare algumas horas para começar a construir sua marca pessoal. Caso você atue no B2B (Business to Business – empresas que vendem produtos e serviços para outras empresas) e precise de um argumento a mais, saiba que as empresas B2B obtêm 50% de seu tráfego social do LinkedIn. Mas lembre-se, é preciso colocar foco em sua atuação e dedicar uma boa parte do seu tempo , concentrando-se no LinkedIn como uma plataforma importante a ser alavancada.

Vamos começar falando sobre posicionamento, ou seja, o seu perfil no LinkedIn. Ele é o início da construção de sua marca pessoal, sua identidade dentro da rede. Muitos se questionam se o perfil é uma cópia do currículo. Para quem busca por emprego, é sempre válido ter informações sobre sua trajetória profissional. No entanto, a plataforma lhe permite se destacar indo além do texto, recursos como multimídia, imagens, links podem e devem ser inseridos por lá.

Importante dizer que seu perfil deve gerar credibilidade. Ao solicitar uma conexão, esta irá se perguntar: – o que este usuário pode me oferecer ao inclui-lo na minha rede? O relacionamento dentro da plataforma ocorre com base na troca, e isso requer que você tenha um posicionamento claro.

Por ser um ambiente de relacionamento, conectar-se com outras pessoas deverá ser sua atividade principal. Tenha definido qual é o público que você deseja atingir e envie sempre uma nota personalizada para pessoas, sabendo que provavelmente elas terão expectativa de encontrar relevância nos seus conteúdos. Dois pontos importantes: Primeiro, trabalhe com palavras-chave e escreva conteúdo útil. Ao fazer isso, você aumenta sua visibilidade. E aqui uma outra dica: seu perfil precisa ser facilmente encontrado.

Em segundo, crie postagens regularmente. Observe quais posts estão tendo mais visualização e engajamento. Anote três dicas de conteúdo:

  1. Evite escrever em um tom formal; pense em escrever um bilhete para um amigo, mas use uma estrutura clara, bem organizada e certifique-se de que está gramaticalmente correta;
  2. Use frases curtas e divida o conteúdo em pequenos parágrafos. Seu conteúdo será mais fácil de ler, especialmente nos dispositivos móveis;
  3. Use emoções para atrair as pessoas ao seu conteúdo. Tente contar uma história e construir sua imagem de marca pessoal no processo.

Em vez de tentar se vender, crie conteúdo que ajude as pessoas. Humanizar o processo ajuda a ser mais assertivo em todas as suas escolhas, afinal você está escrevendo para humanos, do outro lado da tela. E para facilitar a vida de cada um deles, uma outra dica: use hashtags, isso fará com que sua postagem apareça quando as pessoas procurarem conteúdo sobre tópicos específicos. Mas não abuse na quantidade, de três a cinco é o suficiente.

Construir uma rede sólida não é tarefa fácil. É preciso que você. Estenda a mão para as pessoas e provoque discussões significativas com elas. Comente sobre postagens de pessoas em sua rede e se envolva com seus aniversários, comemorações e outras notícias. 

Deixe-se envolver nessa teia virtual, e você verá uma infinidade de oportunidades, além é claro, de alavancar seus resultados! 

Até a próxima!

Denise Maia