9 mentiras e 1 verdade sobre networking

Que tal mudar um pouco a brincadeira? Fazer networking parece fácil, mas antes de começar, veja se você está mesmo preparado para entrar em ação. Vamos lá!

1.     Networking, em uma tradução livre, quer dizer fazer contato para assuntos de trabalho. Portanto, está diretamente relacionado a vendas. Não perca seu tempo e não desperdice o tempo do seu interlocutor se não há possibilidade de negócios.

2.     Networking é para relacionamento profissional. Se você está precisando de algum favor específico de alguém, não se acanhe em pedir. Mesmo que você não fale há muito tempo com a pessoa, ela vai entender.

3.     Trocar confidências aproxima as pessoas e deixa o relacionamento mais ‘humano’.

4.     Elogie sempre. Ouvir um elogio melhora o dia de qualquer pessoa e vai fazer você ser lembrado.

5.     E não se esqueça do autoelogio. Muitas vezes, não há tempo suficiente para as pessoas identificarem todas as qualidades que você tem.

6.     Não se preocupe em participar ativamente das redes sociais, isso é para quem tem tempo sobrando. O importante é ter um perfil e comentar alguma coisa de vez em quando.

7.     Aliás, nas redes sociais, quantidade é tão importante quanto qualidade. Peça conexões sempre e não recuse nenhum pedido. Nunca se sabe se ‘aquela’ pessoa pode ser importante no futuro.

8.     Se você está indo a um evento, pesquise sobre as pessoas que estarão lá. O Linkedin, por exemplo, pode fornecer informações importantes que potencializarão seu networking.

9.     Os tímidos não têm muita chance. Uma das primeiras regras do networking é que quem fala mais se sobressai.

10. Durante o evento, distribua o máximo possível de cartões de visita. Deixe as conversas para outro momento, esta é a hora de ação.

E então? Quer arriscar?

Qual a única verdade?

Denise Maia