Eu me lembro quando as estratégias de vendas eram baseadas em anúncios nas Páginas Amarelas, cold calls, vendedores nas ruas visitando clientes, comerciais na televisão e no rádio. Ainda bem que essa realidade ficou no passado.
Por mais que seja bom lembrar do frio na barriga antes de uma reunião importante e da emoção de fechar um negócio, antes da explosão da internet e das soluções tecnológicas decorrentes dela, conquistar clientes era demorado, oneroso e desgastante, quando comparado aos dias de hoje.
E falando em “hoje”…
Se antes havia dúvidas em relação a como seria o futuro para quem trabalha com vendas, a resposta está mais do que clara: É DIGITAL.
Quem ainda não se adaptou a essa nova realidade, é melhor ir se acostumando a ela. Afinal, a digitalização das vendas e a nova maneira de se relacionar com o cliente chegaram para ficar.
Em novembro de 2019, um estudo realizado pela Avionos revelou que mais de 80% dos compradores B2B estavam preocupados com a possibilidade de uma recessão em 2020.
De acordo com o “Cenário de Vendas no Brasil”, relatório divulgado pelo LinkedIn, em apenas 3 meses de 2021, 48% já haviam concluído uma compra totalmente remota e apenas 8% afirmaram que o encontro presencial é essencial para fechar negócio com um profissional de vendas.
Mas, as vendas remotas não são uma preferência apenas dos compradores.
De acordo com o mesmo estudo, 52% dos vendedores alcançam melhores taxas de conversão em oportunidades nas redes sociais.
A estratégia de vendas potencializada pelo Social Selling
Diante da digitalização, quais são as melhores plataformas para conectar pessoas? A resposta está na ponta da língua: as redes sociais. Estratégias de Social Selling são o grande diferencial das equipes de vendas no digital. Os números revelam que:
· 35% dos vendedores escolheram a interação no LinkedIn como uma das formas mais eficazes de contato com os clientes;
· 47% afirmam seguir a empresa nas redes sociais antes de fazer contato; e
· 86% confirmaram adotar essa estratégia na maioria das vezes.
(Fonte: O Cenário de Vendas no Brasil 2021 / LinkedIn)
Portanto, mesmo a tecnologia ganhando cada vez mais espaço na estratégia de vendas, a essência dessa digitalização está na conexão entre pessoas. Criar uma experiência autêntica e pontos de contato mais humanos, apresentando soluções pensadas para sanar as dores do cliente, vai fazer toda diferença nos resultados.
A importância da tecnologia para a equipe de vendas
E a tendência é que cada vez mais a tecnologia faça parte do dia a dia dos vendedores. Ainda de acordo com o relatório “Cenário de Vendas no Brasil 2021”, do LinkedIn, 2 em cada 3 vendedores consideram as ferramentas de inteligência de vendas essenciais para fechar negócios.
E mais, 64% dos vendedores optam pelo LinkedIn como principal fonte de dados exclusivos para orientar sua estratégia, mais do que qualquer outra rede social, CRM ou inteligência de vendas.
Ou seja, não há mais lugar para feeling ou “achismos”
O futuro será feito com base em dados, e a tecnologia pode levar a área de vendas de uma empresa ainda mais longe.
Em outras palavras, é preciso saber como usar as redes sociais para aumentar o alcance de cada vendedor, criar pontos de contato mais humanos e elaborar relatórios para analisar desempenhos.
Tudo começa e termina no digital. Portanto, saber como extrair o máximo potencial dessas plataformas é a melhor maneira de potencializar seus pontos fortes e levar sua equipe de vendas aos melhores resultados.
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