Há alguns dias escrevi um post sobre o novo conceito de vendas chamado de Deep Sales e muitas pessoas vieram me perguntar como funciona. Bem, o assunto é novo até pra mim, mas baseado em alguns materiais que li do próprio Linkedin, vou tentar discorrer sobre o tema nesse artigo.
Venho falando das mudanças nos processos de vendas, sobretudo digitais, acarretados pelas transformações digitais ocorridas nos últimos anos. Avanços que romperam barreiras instantaneamente e quebraram alguns modelos de negócios. Para reforçar isso, formatos que promovem relações de vendas superficiais, apresentam resultados cada vez mais distantes do esperado.
Com isso, novos modelos de vendas muito mais estruturados surgiram e estão se aperfeiçoando, e nesses formatos não há como deixar a tecnologia de fora. Segundo o relatório State of Sales 2022 do LinkedIn, vendedores que aderiram às novas tecnologias se tornaram mais eficientes em termos de abordagens e conversão de leads. E vendas com alto desempenho usam cada vez mais tecnologias adequadas.
O relatório mostrou que 76% dos melhores vendedores dizem que “sempre” realizam pesquisas antes de entrar em contato com os clientes em potencial.
Um fato importante que acelerou as mudanças foi a dança das cadeiras desencadeada pela pandemia, ficou muito difícil encontrar tomadores de decisões para abordar, o mesmo estudo, citado acima, revelou que 81% dos vendedores dizem que viram um negócio perdido ou parado porque um comprador mudou de função.
Um furacão de novidades nas vendas online chegou mudando tudo. Compradores passaram a fazer suas próprias pesquisas e querem fazer negócios de forma digital. Já em 2021, 87% dos compradores relataram querer usar o autoatendimento ao invés de ter contato com vendedores na sua jornada de compra.
Um relatório do Gartner revelou que até 2025, 60% das organizações de vendas B2B farão a transição de vendas baseadas em experiência e intuição para vendas orientadas por dados.
Todas essas mudanças com a chegada de inúmeras opções tecnológicas acelerou a distribuição em massa de mensagens para atingir cada vez mais clientes em potencial de maneira, cada vez menos, significativa para quem recebe essas mensagens. O que também podemos chamar de vendas superficiais.
E aí que entra o Deep Sales!
Vendas superficiais já eram, chegou a era das vendas profundas!
Para combater um processo de vendas que ficou obsoleto, chegou o Deep Sales, um modelo de vendas profundas que veio para suprir o que não apresenta mais resultados, como vendas superficiais.
Uma enorme quantidade de dados cada vez mais profundos e confiáveis alimentam os softwares, possibilitando respostas mais significativas. Vendas que dependem desses dados profundos para entender comportamentos e perfis de compradores, ajudando a desenvolver relacionamentos com os mesmo, cada vez mais diretos e menos superficiais.
E para começar a nova era de vendas, o Linkedin acaba de lançar a primeira plataforma de vendas profundas. A plataforma irá manter todos os recursos já testados e aprovados do LinkedIn Sales Navigator, enquanto expande seus recursos para fornecer tecnologia mais abrangente e mais modernizada.
O Deep Sales é a geração mais avançada Sales Navigator, focado em transformar dados profundos e em tempo real em insights acionáveis. E vendedores em profissionais de alto desempenho para ajudá-lo a vender da maneira que os compradores de hoje desejam comprar.
Lembrando que o Linkedin oferece uma base digital em tempo real de 850 milhões de membros e 58 milhões de empresas atuantes na economia global.
A plataforma anunciou que irá se concentrar em fornecer três conjuntos de inteligência relevante e acionável no Sales Navigator:
1 – Insights de contas para entender o que é importante para seus clientes e quais focar;
2 – Inteligência de relacionamento para mapear os caminhos ideais em uma conta e manter-se atualizado sobre o movimento dos principais tomadores de decisão;
3 – Intenção do comprador para ver quais de seus clientes potenciais estão demonstrando interesse em sua solução.
Enfim, de onde veio tem muito mais novidade e estamos acompanhando tudo! Acredito que isso representa muito para o futuro das vendas B2B e irá contribuir ainda mais para o sucesso e relevância do social selling. Se quiser saber mais, continue me acompanhando por aqui.