Lembra da frase “O cliente tem sempre razão.”? Ela era quase um mantra entre as equipes de vendas. Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, ela foi adaptada e, hoje, é bastante comum dizer que precisamos colocar as necessidades do cliente em primeiro lugar.
Será que todo mundo que trabalha com vendas sabe o que isso realmente significa?
Existem alguns pontos importantes que precisamos destacar sobre esse tema. O primeiro deles é o acesso aos dados. As equipes de vendas precisam ser transparentes sobre as informações, os desafios de negócios individuais, a maneira de trabalhar e os resultados.
Sai o papo de vendedor, entra o relacionamento
Muito mais do que um discurso amigável e convincente, a nova era das vendas digitais – que normalmente acontecem pelas redes sociais (Social Selling) e outros canais on-line – é sobre desenvolver relacionamentos significativos e confiáveis que sejam duradouros. Em outras palavras, a venda é só o começo de tudo. Lembre-se disso.
Segundo um levantamento feito pelo LinkedIn, 79% dos decisores são menos propensos a interagir com profissionais de vendas que não têm conhecimento sobre o próprio modelo de negócio. E mais: 56% deles tendem a considerar os produtos e os serviços de uma empresa se o profissional de vendas tem clareza sobre suas necessidades de negócios.
As redes sociais e a capacidade de se conectar com o cliente
Os dados mostram a importância do relacionamento que, na era das vendas digitais, acontece via redes sociais. Justamente aí entram o LinkedIn e as soluções de venda (Sales Solutions) como importantes ferramentas para aumentar o índice de conversão.
Quando utilizados de maneira estratégica, esses recursos não só ampliam o alcance de um único vendedor, que pode impactar atuais e potenciais clientes, como também são capazes de nutrir com dados e informações que podem ajudar a criar uma jornada mais humanizada e autêntica para cada pessoa. Ponto fundamental para garantir o melhor resultado.
Informações disponíveis e a importância de saber usá-las
De acordo com uma pesquisa do LinkedIn, 91% dos decisores preferem trabalhar com equipes de vendas bem informadas sobre seus negócios e 44% dos clientes consideram seriamente uma marca ao receberem um conteúdo aplicável à própria função no processo de decisão.
Ainda segundo o levantamento, há um aumento de 28% na taxa de fechamento quando a equipe de vendas interage com o conteúdo de um decisor. E como esses compartilhamentos acontecem? A maioria por meio das redes sociais.
O papel da tecnologia na nova era das vendas
Muito mais do que afastar as pessoas, a tecnologia as aproximou, principalmente nos momentos em que elas pareciam estar tão distantes. No LinkedIn, por exemplo, já são aproximadamente 800 milhões de pessoas e mais de 57 milhões de empresas cadastradas.
Já imaginou à proporção que a sua equipe de vendas poderia ganhar ao utilizar o Social Selling como estratégia para levar os produtos e os serviços ainda mais longe? Tudo isso por meio de um processo escalável.
Siga os 4 passos: Encontrar, Conectar, Entender e Construir relacionamentos.
Dedique tempo e foque em qualidade. Os resultados virão, te garanto porque acompanho há quase 8 anos centenas de profissionais de vendas que colocaram isso em prática e aumentaram suas vendas, além de ampliar a rede de conexões e compartilhar conhecimentos e experiências como pessoas diferentes todos os dias.
Isso é SOCIAL SELLING NA PRÁTICA!
O potencial do Social Selling na estratégia de vendas
Além de abrir espaço para que as pessoas compartilhem suas experiências no trabalho, participem de cursos e capacitações, enviem currículos ou leiam artigos de Top Voices, o LinkedIn é o espaço ideal para interagir e gerar negócios.
Não considerar em sua estratégia de vendas a abrangência dos dados produzidos pela plataforma pode acabar limitando seu potencial de ir muito mais longe, construindo relacionamentos duradouros com os clientes.
Afinal, venda ainda é muito mais sobre pessoas do que sobre empresas, não é mesmo? Pense nisso. Com apoio da tecnologia é possível ir muito além.