Muitas empresas deixam de capitalizar o grande potencial do LinkedIn para gerar oportunidade de negócios, identificar novos clientes e por deixar de tornar seus colaboradores os “embaixadores” da marca, incentivando-os a ter um perfil adequado e gerando conteúdo relevante.
Acompanhe aqui, na primeira edição da coluna mensal Bate-Papo DMS, a entrevista com Fernando Biral, executivo que vivenciou a inovadora experiência de realizar um plano de marketing, envolvendo a contratação de um consultor focado em geração de demanda através do LinkedIn, envolvendo o time comercial e criando uma forma de captação destes leads.
DMS: Falando inicialmente do seu uso pessoal, basicamente, para que o que você usa o LinkedIn hoje?
Biral: Denise, hoje o Linkedin é uma ferramenta essencial para manter a minha rede de relacionamentos, principalmente aqueles cujo vínculo é estritamente profissional. Utilizo bastante também para entrar em contato com potenciais clientes.
DMS: Você comentou que em uma empresa de consultoria que trabalhou, foi realizado um processo de conscientização e prática para que os funcionários utilizassem o LinkedIn com este objetivo, quais foram as etapas deste processo?
Biral: O trabalho desenvolvido procurou sistematizar e dar consistência na interação dos funcionários com o Linkedin. Isso significa que o processo buscava fortalecer o network dos colaboradores, por meio da interação constante acerca de temas profissionais e da troca de conteúdos que pudessem ser úteis aos clientes. Quando um conteúdo consistente é gerado para a sua rede de contatos, e os colaboradores acrescentam novas informações, compartilhando seus pontos de vista, a tendência é que se crie um vínculo com pessoas que tenham alguma necessidade relacionada . A partir desse compartilhamento de experiências de forma estruturada, daí é possível ativar o network, gerar leads e tornar-se relevante.
DMS: Na sua visão, quem dentro da empresa deve ser responsável por usar o LinkedIn com esta finalidade?
Biral: Todos os colaboradores devem ser estimulados a usar o Linkedin; obviamente, deve haver uma preparação muito séria pois os colaboradores estarão expressando opiniões e conteúdos que estarão diretamente ligados à imagem da empresa. Entretanto, se a rede de contatos perceber que há consistência e conhecimento dentro de uma empresa, a chance de ela virar referência se exponencializa, o que certamente atrairá muitos leads. Os clientes estão em busca de equipes e não de lobos solitários.
DMS: Que tipo de divulgação era feita na página corporativa que gerava mais ligações?
Biral: O conteúdo mais efetivo era a divulgação de artigos com experiências e lições que permitiam aos potenciais leads, visualizar o que era entregue pela empresa.
DMS: Qual a forma de captação das oportunidades gerada e como estes leads eram tratados?
Biral: Em todo o conteúdo disponibilizado sempre havia um link para que o leitor entrasse em contato. Geralmente, a repercussão era boa e os leads escreviam pedindo mais informações ou solicitando uma reunião para conversarmos sobre o tema.
DMS: Na sua opinião, O conteudo patrocinado pode contribuir para gerar mais leads?
Biral: O conteúdo patrocinado é essencial para você acessar melhor o público alvo. Nem todas as pessoas do network da sua empresa estão interessadas. É importante acessar novos públicos, que realmente estejam interessados naquele tema.