Como construir uma estratégia de vendas para o seu negócio

Se você ainda luta contra a construção de um plano de negócios para a sua empresa, desista. Não importa qual é o porte ou o segmento da organização: uma estratégia de vendas assertiva e muito bem traçada é necessária. Sem ela, não se vai a lugar algum.

Basicamente, acertar na construção desse plano facilita previsões de investimentos e retornos, contratações e até a definição de quantos e quais treinamentos e cursos serão pagos para líderes, gestores e colaboradores no decorrer do ano. Além de tudo, é a estratégia de vendas que deságua em decisões bem mais assertivas para os negócios.

Como fazer essa construção?

Para desenvolver a sua estratégia, você precisará ter em mente, claro, os objetivos da sua empresa e as limitações que ela tem. Mas, de maneira geral, cinco pontos são fundamentais para que tudo corra conforme o esperado nessa construção.

1.     O cliente é o centro do seu negócio

Foi-se o tempo em que vender, ao pé da letra, era a prioridade dos executivos e empreendedores. O produto ou o serviço importam, é claro. Mas ninguém vai adquirir ou contratar nada se o atendimento e a jornada de compras não forem nada menos do que excelentes!

A atenção agora está voltada para o cliente. Tudo o que você fizer ou pensar terá como foco o consumidor do produto ou serviço que a sua empresa oferece. É a partir disso que as melhores vendas acontecerão.

Colocar o cliente no centro dos negócios significa fazer investimentos no que chamamos de experiência do consumidor (CX): atualizar a sua infraestrutura de TI e o funcionamento das plataformas de vendas on-line e, ao mesmo tempo, capacitar colaboradores para se relacionarem com cada pessoa que chegar até a loja, seja virtual ou física. O atendimento deve ser único e diferenciado, realizado por profissionais treinados para transmitir ao cliente as visões e os valores da empresa.

Coloque-se no lugar do consumidor: qual experiência você gostaria de vivenciar ao comprar um produto ou serviço oferecido pela sua empresa?

2.     Mas não qualquer consumidor!

Se a sua empresa vai colocar alguém no centro de tudo, que seja o cliente ideal, perfeito para ela. Cabe a você descobrir quem é esse cliente, como e onde encontrá-lo, além de considerar, na sua estratégia de vendas, como chegar até ele, atraí-lo e fidelizá-lo. Trabalhe e pondere métodos de convencimento e investimentos necessários para toda essa jornada.

Vale lembrar: compreender como gastar menos em missões importantes como essa até atingir o objetivo final pode ser mais um segredo para o sucesso ?

3.     Alinhamento geral da nação

Ou melhor, da corporação. Gestores, equipes de vendas, profissionais de marketing, time de TI e todos os outros colaboradores da sua empresa devem estar alinhados. Isso faz com que eles trabalhem mais motivados e em direção a um mesmo ponto de chegada. O alinhamento entra em qualquer estratégia de vendas que é bem elaborada! Além disso, pode fazer com que surjam novas e ótimas ideias.

4.     A famosa análise SWOT ou FOFA

É uma análise detalhada de todas – todas, mesmo! – as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de e para a sua empresa. Tem como objetivo fazer com que você descubra quais são os pontos fortes e fracos dos negócios e como usufruir de cada um deles, assim como de tudo de bom que pode estar por vir. De quebra, você também descobre como driblar aquilo que se aproxima e não é tão bom assim.

Para fazer essa análise, você pode contar com a assessoria de um profissional especializado em mercado e vendas. É legal incluir toda a equipe, líderes e gestores no processo já que ele gera brainstorms interessantíssimos.

5.     A definição de metas

Estabelecer metas para os times de vendas e até mesmo para líderes e gestores faz parte, sim, das estratégias de vendas de qualquer empresa. O que está mudando com o passar dos anos, as novas intenções de compras e os diferentes comportamentos dos consumidores, é a maneira como elas são definidas.

Gestores modernos e conscientes traçam metas realistas. Eles sabem que objetivos impossíveis de serem alcançados não servem para impulsionar nada, só para deixar todo mundo desanimado. Então, quando chegar nessa etapa do seu plano de vendas, tenha em mente que você precisará de metas SMARTspecific (específicas), measurable (mensuráveis), achievable (alcançáveis), relevant (relevantes) e time-sensitive (sensíveis ao tempo).

Não deixe para amanhã a estratégia que você pode começar a construir hoje. Um novo ano se aproxima e sairão na frente as empresas que já ingressarem em seu primeiro dia preparadas, atualizadas e organizadas!

Denise Maia

 
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