Você já reparou como as empresas têm procurado cada vez mais recursos para divulgar suas marcas e fazer negócios no ambiente digital? Seja por uma Company Page no LinkedIn, um perfil no Instagram, assinatura de newsletters ou pequenos fluxos de inbound estruturados e segmentados para algum público específico.
Tudo conectado e alinhado com um único objetivo: gerar mais vendas.
Recentemente uma pesquisa elaborada pelo Sebrae-SP em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 70% das empresas do Brasil já atuam nas redes sociais, aplicativos ou internet para impulsionar seus negócios, conquistar e fidelizar clientes.
Porém, o que pode fazer com que as empresas atinjam esse objetivo: o canal onde ela divulga o seu conteúdo ou o conteúdo em si. Na minha visão, os resultados aparecerão da combinação dos dois fatores que, ao estarem bem alinhados, podem impactar o público certo, no momento ideal e com a melhor mensagem. Porém, tudo tem que acontecer no digital.
De acordo com um estudo divulgado pela Neotrust, foram realizadas 78,5 milhões de compras online nos 3 primeiros meses de 2021, registrando um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. O faturamento foi de R$ 35,2 bilhões entre janeiro e março de 2021.
Os dados mostram que os hábitos de consumo estão mudando exponencialmente. Seja pela influência da Geração Z ou pelo impacto que a pandemia trouxe para o e-commerce, esse novo comportamento que exige alternativas na estratégia de vendas e posicionamento das empresas surgiu no B2C e está naturalmente também influenciando o comportamento no B2B.
E como a minha empresa pode apresentar um diferencial diante desse novo cenário?
Independente se o seu modelo de negócio atue na indústria, varejo ou qualquer outro nicho de mercado, o Marketing de Conteúdo é um importante aliado da equipe de vendas para gerar resultados impactados para o seu negócio. Com uma produção de conteúdo própria, as empresas não ficam reféns do PR de sites e portais. Mesmo porque esse trabalho não substitui uma boa assessoria de imprensa, mas complementa e amplia o alcance de sua atuação.
Outro ponto positivo é o conhecimento sobre suas personas ou o cliente ideal para o seu negócio, o fato de posicionar-se como autoridade dentro do seu segmento e, por último, analisar, mensurar e nutrir os atuais e potenciais clientes com informações relevantes, aumentando o engajamento e a presença da marca no mercado.
Mais do que informar, o conteúdo de qualidade agrega valor ao serviço ou produto que uma empresa oferece como um e-books, infográficos, vídeos, podcasts, artigos ou qualquer outro material que impacte positivamente ou transforme a vida dos seus clientes. Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo oferece insumos para que os vendedores possam trabalhar com mais qualidade e efetividade, aumentando assim o índice de conversão.
Interessante, né? Se você ainda não implementou essa estratégia dentro da sua empresa ou se já implementou e tem alguma história interessante para compartilhar, pode dividir nos comentários. A gente pode falar mais sobre o assunto e evoluir juntos para novas possibilidades de gerar negócios. Afinal, conteúdo pode ser rei, mas sozinho ele não faz nada.