Gestão requer vontade de aprender continuamente, e há muitos livros disponíveis sobre o assunto: gestão financeira, do tempo, de projetos. Meu amigo e parceiro de negócios Ivan Cassola organizou uma seleção de 5 livros que nos orientam ao longo da caminhada empreendedora, e compartilho por aqui com vocês.
1. A estratégia Starbucks, de Joseph Michelli
A Starbucks coloca os clientes no foco de seus princípios e valores. No livro, é possível entender como mapear sua empresa com o objetivo de melhorar, em vários níveis, a experiência do cliente com sua marca (não esqueça das redes sociais!).
Isso vai desde o processo de prospecção até a cultura que a empresa defende junto a seus colaboradores, que na Starbucks são chamados de parceiros. Tudo importa para fazer a diferença e transformar clientes em apaixonados pela marca!
2. Checklist, como fazer as coisas benfeitas, de Atul Gawande
Quando comecei a checar tarefas, muitas coisas mudaram. Primeiro, a segurança de saber que tudo que precisa ser feito está relacionado em um lugar de fácil acesso – pode ser um aplicativo, agenda eletrônica ou até o bom e velho caderno. Segundo, o controle do que está sob meu comando e do que deleguei, além das pendências. Mas o mais importante foi quando percebi que, ao checar o andamento de minhas atividades, deixei minha cabeça livre para pensar em outras coisas. Antes, ficava sempre preocupada com as etapas dos projetos que desenvolvo. Agora sei que as coisas estão sob controle e tenho tranquilidade para pensar no que é realmente importante.
3. Davi e Golias, de Malcolm Gladwell
Quando a gente abre uma empresa, encara os grandes players como nossos maiores e mais difíceis concorrentes, mas isso não é necessariamente verdade.
Ponto a ponto, este livro mostra as vantagens de ser pequeno: agilidade nas decisões, proximidade com o cliente, grande poder de inovação. É uma leitura que vai ajudar a quebrar paradigmas!
4. O mito do empreendedor, de Michael E. Gerber
Sua empresa depende de você para tudo? Então você precisa mesmo ler este livro. Ele traça a diferença entre os perfis técnico, administrativo e empreendedor e o caminho a ser percorrido para ir do ponto passado (perfil técnico) ao ponto futuro (perfil empreendedor).
Tenha em mente que sua empresa vai dar um salto enorme quando não depender inteiramente de você. Isso significa que a estratégia é tão ou mais importante que o operacional, e é com ela que você deve prioritariamente se preocupar.
5. O poder do hábito, de Charles Duhigg
Este livro foi lançado em 2012, e apesar do pouco tempo de vida já é um clássico da literatura de negócios. Não à toa deixei-o por último: mudar hábitos talvez seja uma das coisas mais difíceis da vida. Afinal, não nasce da noite para o dia e parece que fica enraizado em nosso comportamento. Com embasamento teórico e centenas de entrevistas, o livro mostra a relação entre hábitos e recompensas. Em outras palavras, as dificuldades que temos para mudar estão muitas vezes calcadas em um sistema de compensações que temos dificuldade de identificar. Definitivamente, este livro mudou minha história.
Como disse no início, a lista é extensa, mas a leitura destes cinco já provoca grandes reflexões e mudanças. E você, tem sua lista de leitura essencial? Compartilhe, deixe sua opinião e diga se algum dos livros que estão aqui também mexeu com você.
Boa leitura!
Até a próxima!
Denise Maia