COMO USAR O LINKEDIN PARA CRM DICAS VALIOSAS

 

O uso empresarial do LinkedIn vem se consolidando a cada dia. Os objetivos são muitos: gerar leads, estabelecer parcerias, ter visibilidade, aumentar engajamento, construir autoridade. E as estratégias também se multiplicam, com tantas metas diferentes. O que talvez você ainda não saiba é que é possível usar os recursos do LinkedIn como uma ferramenta de CRM e incrementar ainda mais os seus resultados.

Este é um passo a passo para ajuda-lo a tornar suas ações mais assertivas usando o LinkedIn como CRM.

São 10 dicas que vão mudar a maneira como você usa a rede.

Monte o mailing

1) Há várias formas de ampliar suas conexões, no botão minha rede:

Com a ferramenta Encontrar ex-alunos, você tem todos os perfis de pessoas da sua faculdade e pode selecionar por área de estudo, competência, grau de conexão, onde vivem, o que fazem e onde trabalham.

Você pode importar contatos do seu e-mail ou outra lista de mailing. Esta opção está no botão localizar contatos.

2) Com a pesquisa avançada, é possível montar um mailing com vários filtros, como grau de relacionamento, palavra-chave, nome, sobrenome, cargo, empresa, instituição de ensino, localidade, empresa atual, empresa anterior, idioma do perfil e interesse em organizações sem fins lucrativos. Mais assertivo, impossível! Na versão free do LinkedIn, você pode salvar até 3 pesquisas, e o próprio LinkedIn manda e-mail informando as atualizações.

3) Segmente seu mailing com o organizador de perfis. Você pode usar até 100 marcadores as famosas tags para organizar o mailing, e alterar sempre que quiser. Além de fazer as marcações tradicionais, como de onde você conhece, grupos em comum etc., uma boa dica é usar tags de acordo com as etapas do processo de prospecção: contato frio, interessado, mandei apresentação, mandei proposta, e assim por diante.

4) Customize o perfil do seu contato com informações sobre ele. Você pode fazer isso na aba informações de contato, localizada abaixo da foto do perfil.

Veja como:

 

Ao clicar em adicione informações de contato é possível incluir outros e-mails ou telefones que você tenha de sua conexão, data de aniversário e até notas, qualquer tipo de anotação que você considere relevante. E só você pode ver estas informações.

Seja ativo na rede

5) Participe de grupos. Além de aprimorar seus conhecimentos e participar de debates, você pode mandar mensagens para os participantes do grupo, mesmo que não esteja conectado com eles. E sem limites! Quer dizer, o limite é sempre o bom-senso, claro. Se você está no grupo apenas para mandar mensagens, talvez não forme uma boa imagem a seu respeito, e de sua marca.

6) Publique e compartilhe conteúdos de interesse do seu prospect. Você pode monitorar o comportamento do seu prospect para avaliar os interesses dele e mandar conteúdo direcionado, mas cuidado para não parecer invasivo. O seu feed de notícias sempre dá dicas para comunicar-se com a sua rede, com informações como mudança de emprego, aniversário de empresa etc.

7) Dê feedback. Agradeça os comentários e recomendações por competência, responda os inmails e interaja com suas conexões. Tudo isso colabora para aumentar sua visibilidade. Você está em uma rede social, ainda que seja só para fazer negócios.

E não esqueça que você pode, a qualquer momento, fazer um download de uma base de dados nome, e-mail, cargo e empresa atual de todas as suas conexões de 1º grau. Não é fantástico?

Monitore os resultados

8) O LinkedIn possui várias ferramentas de monitoramento, tanto no perfil como na página empresarial, que analisam o seu desempenho e dão sugestões para melhorar sua performance.

9) Você pode ver quem interagiu com suas publicações curtiu, comentou e compartilhou. Aproveite para agradecer pela interação e continuar a conversa. Este é também um ótimo gancho para solicitar conexão com alguém que ainda não está no seu mailing.

10) Você também pode e deve monitorar as interações com a página da sua empresa. Aliás, incentive seus funcionários a seguirem a empresa. Isso contribui para aumentar sua visibilidade.

Social selling é uma realidade para muitas das empresas de alta performance em vendas. Não é difícil, mas é preciso disciplina. Todas essas dicas são para o LinkedIn gratuito. Se você está confiante de que este é o seu caminho, recomendo que experimente a versão Premium, que dá acesso ao Sales Navigator, uma ferramenta do LinkedIn que vai levar seu processo de vendas ao próximo patamar.

E o LinkedIn tem novidades, aguarde meu próximo artigo sobre lançamento do LinkedIn CRM Partner, que permitirá a integração com SAP Hybris, Oracle, NetSuite, SugarCRM e HubSpot. Clique aqui e saiba mais.

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