Esse método vai turbinar seu Network

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Sempre reforço em minhas palestras e treinamentos a importância do networking bem feito e organizado para o desenvolvimento dos seus negócios.

Ao ir a uma feira empresarial, uma reunião ou um evento social para empresa você provavelmente se preocupa em como explorar melhor todas as oportunidades de contatos que estão por ali, e não deixa escapar nenhuma delas.

Tenho certeza também que suas redes sociais profissionais, como páginas do LinkedIn, Facebook, WhatsApp e Twitter, estão atualizadas e preparadas para lidar com um intenso networking.

Você então retorna o contato com as pessoas que conheceu e consegue fechar parcerias e negócios valiosos para sua empresa.

Certo?

Bom, se não é bem assim que acontece, tenho uma dica valiosa que pode turbinar o seu network.

ORGANIZE SEU FOLLOW UP PELO MÉTODO 24 7 30

Uma dúvida muito comum é sobre o que fazer após conhecer uma pessoa em um evento de networking, como explorar este contato que foi estabelecido de modo benéfico para ambas as partes.

Acredito que uma das melhores formas de conseguir resultados é buscar consistência, ou seja, um método prático, fácil de aplicar, que seja adaptado a sua personalidade, a realidade de sua empresa e que possa ser repetido, para você usar nas diversas oportunidades de networking que fizer.

ORGANIZAÇÃO DO FOLLOW UP É FUNDAMENTAL

O primeiro passo para organizar o follow up (forma de voltar a conversar com os contatos feitos durante o evento, feira, reunião) é selecionar aqueles que você visualiza um potencial para o seu negócio, seja de forma direta ou indireta.

Os selecionados são aqueles que você irá dispor de tempo e energia para se aprofundar na relação e assim iniciar um contato que pode ser benéfico para você e para o outro.

Após os contatos selecionados, o método 24, 7 e 30 é bem fácil de entender.

Quando você conhecer alguém interessante em um evento de networking:

· Em 24 horas, mande uma mensagem por e-mail ou diga pessoalmente que foi um prazer conhecê-lo e que espera fazer contato novamente, isto é um modo simpático e cordial de mostrar interesse na relação de vocês;

· Em 7 dias, adicione a pessoa nas redes sociais que você usa profissionalmente, como o LinkedIn, por exemplo. Mas atenção, não use esta plataforma neste momento para vender, mas sim para estabelecer uma conexão com a pessoa;

· Em 30 dias, busque uma reunião presencial; se vocês estão perto pode ser pessoalmente em um café ou em uma visita. Caso não seja possível uma conversa pessoal, tente falar por Skype ou uma rede do tipo que permita uma melhor conversa entre vocês. Nesta conversa busque entender melhor o que a empresa faz e busque maneiras de ajudar. Novamente, não procure a venda, mas sim construir uma relação valiosa entre vocês.

Networking é mais sobre buscar semear relações para manter valiosas conexões de negócio do que “caçar” vendas.

E este método é um modo incrível de você conseguir consistência no processo de networking e tornar-se relevante para a pessoa com quem você estabeleceu contato.

Fonte: Faço parte de um grupo chamado <a href=http://www.bnibrasil.net.br/pt-br/index#>BNI</a> que está presente no mundo inteiro informações sobre como melhorar a experiência de network para que ela se reverta em negócios e parcerias.

O CEO do BNI, Ivan Meisner, publicou um vídeo com uma fórmula muito simples e eficaz, o 24 7 30, que usei como fonte para este texto. O link para o vídeo é este:

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Caso você tenha interesse em conhecer o <a href=http://www.bnibrasil.net.br/pt-br/index#>BNI</a>, meu grupo é o BNI Next, nos reunimos todas as quintas-feiras, às 7 da manhã, no Hotel Feller - Rua São Carlos do Pinhal, 200 - Bela Vista - São Paulo. Deixe seu seu e-mail e nome da empresa nos comentários e enviarei um convite.

Até a próxima!

Denise Maia

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