Está fora do mercado e não tira ideias do papel? O networking online pode ajudar

Quem nunca teve uma ideia e desistiu antes mesmo de começar pelo simples fato de não ter conhecimento de profissionais que podem ajudar o projeto a decolar? Ou mesmo que começou e desanimou ao começar “na cara e na coragem”, ligar para empresas e esbarrar em respostas como “quem quer falar com ele (ela)?”, “sobre o que seria?”,“ela (ele) não está no momento”, “me mande um e-mail, quando eu tiver tempo, eu vejo”? Técnicas tradicionais não deixam de ser válidas, mas o networking na internet, através de ferramentas online, aumenta muito as chances de sucesso do profissional que busca oportunidades.

Além dos sites de emprego, quem está fora do mercado deve se lembrar que existem as redes sociais profissionais — o LinkedIn é a maior delas, com cerca de 450 milhões de cadastros ativos — para serem usadas na hora de fazer networking na busca por uma vaga, por um investidor ou mesmo por um sócio. Possuir um perfil ou página da empresa em uma rede social voltada para o mundo corporativo é uma poderosa ferramenta.

Para Denise Maia, especialista em social business da DMS, há tempo as empresas sabem da falta de efetividade do uso de um contato telefônico frio para apresentação de seus produtos e serviços. Abaixo, a profissional listou quatro dicas para uma boa estratégia para se vender ou promover o próprio negócio de maneira eficaz no ambiente digital, antes de colocar o pé na rua.

Cause uma boa impressão
Sua apresentação tem que ser coerente com os seus objetivos. Descreva as qualificações mais importantes para gerar credibilidade. Veja se as informações estão completas, se o português está impecável, capriche na foto, afinal, o seu perfil é o seu cartão de visitas.

Crie uma rede de contatos de qualidade
Adicione pessoas que já fazem parte do seu convívio profissional, de eventos que você frequentou e faça o link com instituições de ensino em que estudou e empresas que trabalhou. O algoritmo da plataforma fará os cruzamentos e dará sugestões de conexão com base na sua experiência.

Prepare-se para a prospecção
Trace metas, este é o primeiro passo. Defina, por exemplo, um segmento onde deseja atuar e busque empresas com este filtro. Agora, analise a sua rede e veja se há alguém que pode ajudar a estabelecer conexões com seus públicos-alvo. Importante: lembre-se que network deve ser feito o tempo inteiro, e não só quando você precisa de alguma coisa. Então, interaja com as suas conexões, comentando algo que elas tenham compartilhado, por exemplo.

Destaque-se dos demais
Mostre o seu diferencial por meio da geração de conteúdo de qualidade que chame a atenção do seu público. Para ser reconhecido como autoridade num assunto, você precisa da combinação ‘credibilidade + visibilidade’. Mas fique atento, em suas publicações, venda o conceito, não venda o produto isolado, isto é diferenciar-se.

Fonte: Economia – iG

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