Empresas investem em rede digital de contatos para alavancar vendas

Quem é empresário sabe a importância da prospecção de clientes para fazer prosperar o seu negócio. E a dinâmica que todo mundo conhece é sempre a mesma: um mailing bem montado, uma boa rede de contatos, estratégia desenhada, e é dada a largada para o início dos telefonemas. Começa neste momento, então, a corrida de barreiras: “quem quer falar com ele (ela)?”; “sobre o que seria?”; “ela (ele) não está no momento”; “não posso falar agora”, e por fim o desanimador “me mande um e-mail, quando eu tiver tempo, eu vejo”.

Para Denise Maia, especialista em social business da DMS, há tempo as empresas sabem da falta de efetividade do uso de um contato telefônico frio para apresentação de seus produtos e serviços. O risco de não atingir o objetivo esperado vai desde a qualidade do mailing e sua constante desatualização, até a dificuldade de identificação da pessoa correta para manter contato na empresa.

Agora pense numa estratégia de vendas sem nada disso. E se fosse possível fazer captação de novos clientes de uma maneira realmente diferente, sem as temíveis ligações frias?
Uma boa estratégia de prospecção é ter presença relevante em uma rede profissional, como por exemplo, o Linkedin que possui mais de 450 milhões de usuários no mundo inteiro, desenvolver uma rede de contatos próprias associada a campanhas de propaganda/publicidade proativas, relacionadas diretamente ao perfil de seu cliente.

Fábio Toroki Okamoto, sócio de uma empresa de contabilidade é adepto das redes profissionais e hoje não imagina como seria fazer a prospecção de clientes sem a plataforma. “Tenho atingido um público excepcional de pessoas que realmente decidem sobre a contratação dos meus serviços, um grupo interessante de parceiros em algumas áreas complementares à minha atividade e um bom número de currículos de colaboradores para atender as demandas que aparecerem”, comenta.

Regras Básicas

- Cause uma boa impressão. Revise se as informações passadas ao cliente estão completas, se o português está impecável, capriche em fotos e vídeos; um anúncio deve ser objetivo, agradável e “comercial”.

- Crie uma rede de contatos de qualidade, selecionando, inclusive, pelos meios mais diretos de falar com seu público: jornais, rádios, TV ou mídia externa.

- Prepare-se para a prospecção. Trace metas e defina um segmento deseja atuar e busque empresas com este filtro.

- Destaque-se dos demais. Mostre o seu diferencial por meio da geração de conteúdo de qualidade que chame a atenção do seu público. Mas fique atento em suas publicações. Venda o conceito, não apenas um produto isolado.
Fonte: Jornal do Povo

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