QUEM NÃO APARECE, NÃO É LEMBRADO

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Confesso que hoje estou mais animada do que tenho estado ultimamente. Talvez tenha sido pela troca da energia positiva, a qual senti na minha primeira aula na ComSchool, sobre Gestão de Perfil e Utilização Otimizada do LInkedin, ocorrida ontem.

Muito bacana notar a atenção dos alunos que estão participando do curso. Ainda mais quando o assunto é de relevância, pois era visível o brilho nos olhos tamanho o interesse. Não pude notar esse fenômeno com os participantes online, mas pelo feedback que recebi posso imaginar que tenha sido o mesmo.

Em dado momento da aula, um dos alunos disse que havia comentado o post de um profissional – digamos assim, notório no universo LinkedIn, e que, por conta deste comentário, ele havia sido contatado por dois headhunters. Acho que neste momento foram os meus olhos que brilharam, porque foi um exemplo pratico de eficácia de algo em que acredito piamente.

Pensei em adicionar algumas dicas a este case, começando por uma clássica afirmação: quem não aparece, não é lembrado. No caso do meu aluno, ele nem sequer está buscando recolocação profissional, mas vamos imaginar que esteja. Talvez, ele tenha comentado o post publicado no Pulse – plataforma para divulgação de conteúdo do linkedin – com a intenção de apenas expor seu ponto de vista sobre o tema.

O fato crucial é que diante de milhares e milhares de profissionais que estão na rede ele foi contato. E reforço que, ele foi lembrado porque apareceu em destaque, exatamente no momento em que o headhunter estava buscando alguém com o perfil semelhante ao dele. Posso afirmar que, se ele não tivesse destacado-se da maioria, não teria sido lembrado.

Ok Denise. Capitei sua mensagem (voce deve estar dizendo). Então isso significa que eu tenho que comentar diversos posts e que se o fizer serei contatado por headhunters e ou clientes?

Eu diria que sim, voce tem que posicionar-se construtivamente nos assuntos de seu interesse e, preferencialmente, os quais sejam de seu domínio. Mas a dedicação não para por ai, como mostram as dicas que descrevo agora:

Atualize seru perfil de maneira estratégica, como se estivesse montando um portfolio. Seu perfil é o seu cartão de visitas
Publique uma foto com tom profissional. Nada de fotos com amigos ou daquela foto que voce tirou com uma paisagem turística de fundo, muito menos foto sua com a sua famí As fotos com caras e bocas e bicos devem, preferencialmente, ser compartilhadas nas suas redes sociais, jamais no LinkedIn.
Faca recomendações de profissionais os quais ja trabalharam com voce. Alem de simpático, fortalece o relacionamento e faz com que seu nome apareça mais.
Da mesma forma, solicite recomendações de seus ex-colegas de trabalho. Isso valida tudo o que contou a seu respeito no seu perfil.
Acompanhe o conteúdo da sua timeline diariamente
Interaja com as pessoas que visualizaram seu perfil
Curta, comente, compartilhe os temas que voce acredita serem de interesse de suas conexões
Publique conteúdo de seu domínio e que julgue ser de interesse das pessoas que o acompanham na rede
Ah. E caso tenha receio de movimentar seu perfil, pois o seu chefe ou pessoal de RH podem pensar que voce esteja procurando emprego, deixe claro que utiliza o linkedin para ampliar sua rede de relacionamento, aprender e manter-se informado sobre o mercado. Inclusive aconselhe-os a fazer o mesmo e, pode, ate mesmo usar a deixa Quem não aparece, não é lembrado.

Até a próxima!
Denise Maia

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