7 DICAS PARA UM PERFIL DE VENDAS

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Quem me acompanha por aqui sabe que gosto de dar boas dicas para quem deseja investir em ter sempre um posicionamento adequado e, principalmente, usar o LinkedIn para ter sucesso em sua carreira e seus negócios.

Hoje eu quero direcionar meu texto para profissionais que atuam na √°rea de vendas.

Você já imaginou se ao encontrar pela primeira vez com um potencial cliente você entregasse para ele um cartão de visitas sem os seus dados corretos, amassado e até um pouco rasgadinho? E se neste encontro você estivesse vestido como se fosse para aquela reunião com os amigos do futebol ou para um domingão na praia com a família?

Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, mas esse tipo de apresentação não é diferente de quando um potencial cliente olha seu perfil e o encontra incompleto, mal preenchido, sem nada a respeito da empresa que você representa, sem dados que ajudem a entrar em contato rapidamente com você ou simplesmente com uma foto totalmente inadequada?

Exagero? Posso te garantir, com minha experiência como especialista em LinkedIn e já tendo treinado a centenas de profissionais da área de vendas, que isso é bem mais comum do que você imagina. Infelizmente muitos profissionais só passam a se preocupar com o posicionamento no LinkedIn se estão em busca de recolocação. Isso é um tremendo erro seja qual for a sua área, mas para um profissional de venda é um pecado mortal. Seu perfil é seu cartão de visitas, seus potenciais clientes podem a qualquer momento acessá-lo para saber quem você é e como pode atendê-los.

Mas n√£o estou aqui somente para te criticar, viu? Quero te dar 7 dicas para que seu perfil seja um belo cart√£o de visitas e te posicione como embaixador da marca que representa.

Para ter um perfil de um profissional de vendas de sucesso você precisa investir em ter:

1) FOTO:

Ter uma foto de boa qualidade, com aparência profissional, sozinho, com um fundo neutro, um leve sorriso e que apareça seu rosto, nada de fotos longe, onde a paisagem é mais importante que você.

2) DADOS DE CONTATO:

Você precisa ser achado! Então informe corretamente seus dados de contato. Seu e-mail pessoal deve estar cadastrado no Linkedin, mas o e-mail principal deve ser o e-mail corporativo. Isso dá mais segurança para quem o procura por motivos de negócios. Tenha também um telefone de contato, pode ser o da sua empresa ou o pessoal. Aí é com você, como você quer ser achado rapidamente?

Utilize o campo Dicas para entrar em contato: Lembre-se que o e-mail e telefone de informa√ß√Ķes de contato s√≥ aparece para quem √© sua conex√£o direta (1¬ļ grau), mas voc√™ pode deixar pelo menos um e-mail de contato para quem n√£o √© sua conex√£o.

3) RESUMO:

Não deixe o campo de resumo em branco! Jamais! Escreva de forma objetiva um text, de preferência em primeira pessoa, que diga quem você é como profissional, o que faz no momento, a que tipo de clientes ou segmento atende e principalmente, que tipo de produtos ou serviços oferece e principalmente, quem é sua empresa.

4) DADOS DA SUA EMPRESA:

No campo Experiência, ao informar onde você trabalha, diga também o que sua empresa faz, quais os problemas que seu produtos e serviços podem resolver, quais são os benefícios.
Não deixe de informar o site de sua empresa e se possível uma apresentação institucional, que mostre quem são, a quem atendem, qual o seu portfólio de produtos, etc.

5) DEPOIMENTOS DE CLIENTES:

Tenha recomenda√ß√Ķes: Seus clientes est√£o satisfeitos com seu atendimento? Porque n√£o solicitar um depoimento de alguns deles em seu perfil. Isso gera credibilidade.

6) PREMIA√á√ēES E RECONHECIMENTOS:

Valorize-se! Não pense que é arrogante informar prêmios e reconhecimentos que por ventura tenha conquistado. Lembre-se que um profissional de vendas precisa mostrar como tem se destacado na qualidade de seu trabalho.

7) CASOS DE SUCESSO:

Preencha o campo de projetos, relate nele seus casos de sucesso. Nem sempre é possível informar o nome do cliente atendido, mas você pode citar para que segmento ou tipo de cliente realizou aquele projeto, dar detalhes que mostrem como esta solução pode também ser aplicada em outras empresas.

Espero que minhas dicas o ajude a ter um perfil campe√£o e ter sucesso em suas vendas!

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